CONSCIÊNCIA NEGRA: FERIADO OU CONSCIENTIZAÇÃO?
Por: Diego Luduvice
Principal ícone da luta dos negros pela liberdade, Zumbi dos Palmares já nasceu livre, em Palmares, atual estado de alagoas. O Quilombo dos Palmares era formado por escravos negros fugidos das fazendas e alguns até das senzalas. No dia 20 de novembro de 1995, em reconhecimento à resistência negra liderada por Zumbi, que foi morto 30 anos antes em 1965, foi-se decidido que a data seria adotada como o dia da Consciência Negra.
Em alguns municípios brasileiros, hoje dia 20 de novembro é considerado feriado. No entanto, 5.126 municípios, incluindo Salvador, cidade onde resido, não fizeram a mudança em seus calendários tornando a data presente feriado. É valido lembrar, que Salvador é a cidade com a maior concentração de negros do Brasil, com cerca de 81,8% dos moradores da população.
Mas a principal discusão é com relação da necessidade de um feriado, já que o povo brasileiro os utiliza como forma de lazer, tais como: viagens, passeios, prais, curtição, dentre muitos outros. Hoje, 20 de novembro, será realizado um evento que contará inclusive com a presença do presidente Lula que ao final da tradicional marcha até a praça Castro Alves, receberá a medalha Zumbi dos Palmares, idealizada pela Coordenação Nacional de Entidades Negras da Bahia (Conen). Segundo o coordenador do evento, Valmir França, não há a necessidade de se criar um feriado, já que é nas escolas e em outros espaços que ocorre as discusões com fins de conscientização.
DEIXEM SUA OPINIÃO A RESPEITO
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home